Todos já passamos por aquele momento em que nos sentimos frustrados por querer satisfazer algo em que muitas vezes nem sabemos o que é, mas esquecemos de algo muito importante. Que independente de sua crença, fé ou religião é inegável o fato de que a natureza está sempre e nos fornecer o que necessitamos a até o que achamos que necessário, e que ela pode transformar o modo como vemos e nos sentimos sobre o mundo. se você sente que poderia estar vivendo de forma mais leve e saborosa sem sentir que isso é uma obrigação ou algo que vai deixar sua vida sem graça saiba agora em um resumo um pouco sobre como os alimentos orgânicos podem mudar sua vida.
O que são alimentos orgânicos, e o que representam?
Pode-se dizer que são alimentos produzidos sem a adição de produtos químicos ou agrotóxicos. O que contribui tanto em sabor, saúde e o mais importante, não temos zero impactos negativos com o ecossistema. Pois trata-se de um cultivo bem natural visando justamente não ter a contaminação do solo. É importante retratar também que isso não se trata apenas dos vegetais como legumes, verduras ou frutas, também podemos adicionar carnes a esse processo, como aves, gados e outros. Quem não reconhece aquele sabor marcante de uma boa galinha de quintal, mais conhecida como galinha caipira, é fato que seu sabor e qualidade mudam drasticamente.
Agricultura familiar e produção orgânica.
A agricultura familiar vem tomando uma boa parte da produção de alimentos orgânicos no Brasil, sendo um dos pioneiros do mundo no ramo sendo o 10º colocado no ranking mundial com esse tipo de produção.
“A agricultura familiar seria responsável por 70% do feijão nacional, 87% da mandioca, 46% do milho, 38% do café, 34% do arroz, 21% do trigo e metade da banana produzida no Brasil. Dessa forma, afirmou Chico Rodrigues, o crescimento do país passa pelo agricultor familiar, “por aqueles que muitas vezes são esquecidos”.22 de mar. de 2023
Podemos ver então o quão importante tem se tornado essa metodologia de plantio e cultivo.
- Como é feita a agricultura familiar?
São um grupo de pequenos agricultores que fazem o cultivo em suas terras, geralmente com a própria família sendo os trabalhadores e às vezes até contratam pessoas próximas para a produção.
- A vida na fazenda
Saiba que não é nada fácil esse estilo de vida, mas disposição e saúde não faltam na mesa. Pois suas rotinas consiste em acordar cedo e já começar os processos que vão desde, semeio, plantio, adubação, irrigação e tratos culturais como podas e limpeza da planta e do canteiro em que ela está. Plantas indesejadas que se aproveitam de seus nutrientes, as famosas pragas que aterrorizam os produtores rurais, e todo o ciclo se repete todos dias.
- Como são seus processos?
Este já começa com o preparo do solo, trazendo os nutrientes que tanto a terra quanto as plantas precisam, a fim de continuar um ciclo em equilíbrio com a natureza, sendo os nutrientes base NPK (Nitrogênio, fósforo e potássio).
Após isto é hora de plantar ou semear, pois dependendo da planta, e as mais sensíveis é importante deixá-las germinarem em um local mais seguro de animais, mais precisamente insetos, que possam ver uma boa oportunidade naquela planta, sendo desde um bom local para colocar seus ovos ou apenas um apetitoso alimento mesmo. E depois da plantinha sair da fase de “bebezinha” só então ela estará pronta para ir para o solo ainda com cuidados para que ela cresça bem e saudável. Realizando limpezas e cuidados necessários para seu desenvolvimento.
Compostagem, na natureza tudo tem propósito.
É um procedimento que consiste em reaproveitar restos e resíduos de alimentos como nutriente para outros alimentos, também é importante saber seus processos e em como não causar contaminações no solo ou em corpos d’água, o que é altamente positivo para diminuir até mesmo a emissão de gases de efeito estufa. Já que a seleção correta de resíduos diminui 50% dos dejetos nos lixões e aterros sanitários diminuindo drasticamente o impacto sob nosso ecossistema
- Como é feita e quais são seus procedimentos?
Bom, existem várias forma de realizar esse processo, inclusive para realizar em casa ou até mesmo em apartamentos sem muito espaço. pois ao contrário do que naturalmente pensamos, é algo que não tra odores ou bichos indesejados, São apenas os que necessitamos para a realização do processo. um belo exemplo são as minhocas.
Que além do NPK que já falamos também acrescenta cálcio(Ca) e magnésio(Mg). o que é de suma importância para as plantas se desenvolverem com maior eficiência possível.
Quais são os diferenciais?
Assim seguindo basicamente sua ordem natural, os alimentos colhidos da agricultura orgânica apresentam diversos aspectos correspondendo a sua qualidade original.
O sabor apresentado é sem igual, pois tem mais vida e suas características se reforçam, a partir do momento que sentir isto, ficará chocado com a falta de sabor dos alimentos oferecidos nos comércios e não terá mais tanta satisfação ao comê-los, uma vez sabendo o verdadeiro sabor deste alimento.
E não podemos nos esquecer que nossa saúde também é favorecida por esses alimentos, contendo 100% de suas propriedades e nutrientes, fica claro a importância dos mesmos em nosso organismo.
Isto combinado a prática de esportes físicos, uma boa educação e disciplina alimentar é mais saudável, ânimo e longevidade.
Conheça, inspire-se e viva melhor!
Tendo esse saber em mente, sem dúvidas passamos a ter outro olhar sobre a natureza, entendemos que todos aqui tem o seu papel. A terra tem nos servido a séculos, e mesmo assim muitas pessoas nunca pararam pra pensar e se sentir grato, pois ela nos alimenta e fornece tudo o que precisamos.
“Onde existe preservação da natureza, existe futuro.” Paola Rhoden
Se esse texto despertou seu interesse em ter uma vida mais saudável e consciente a alimentos orgânicos registre seu email e estaremos comprometido em lhe enviar dicar e soluções que se encaixem perfeitamente no modo como você vive.
“Fica o aviso: Aqui, quem zela pelo outro, preserva seu maior bem” Rosa de Saron.